sábado, 15 de novembro de 2014

NOTA DE APOIO AOS ESTUDANTES DA UNESP EM RELAÇÃO À REPRESSÃO SOFRIDA POR PARTE DA REITORIA.

Em 2013, os alunos da UNESP (Universidade Estadual Paulista) reivindicaram uma séries de melhorias dentro da universidade, optando, posterior a um período de greve, em face destas não terem sido atendidas, em favor da ocupação da reitoria, tendo esta logo terminado posto as promessas da instituição em cumprir os acordos estabelecidos em troca da desocupação da mesma. Promessas estas que ao serem descumpridas, serviram de estopim para uma segunda ocupação.
Não bastando o não cumprimento dos acordos estabelecidos pela universidade, após um período de greve e uma ocupação; a mesma retaliou de forma truculenta esta segunda ocupação, tendo retirado os estudantes através de força bruta e díspar.
O Coletivo Filosofia Pela Base, formado por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), considera inadmissível este tipo de tratamento; e impera por respostas ante tal barbaridade. Que tipo de Universidade responde de forma truculenta e bárbara reivindicações na melhoria do nosso Ensino Superior? Qual foi o erro dos estudantes da UNESP? Reivindicar por aquilo que deveria ser o carro chefe de qualquer administração governamental, a educação?
Nesse momento, é possível claramente ver a quem realmente o governo serve; e devo salientar, não é ao povo, mas apenas ao interesse dos poderosos que não desejam uma educação de qualidade. Nós, o povo, é quem sempre é resvalado a um segundo plano, contentando-se com o pouco que lhe é oferecido. Reivindicar direitos, reivindicar promessas feitas são ações que são respondidas com spray de pimenta, bomba de gás e prisão.
Esta repressão não nos cala, de forma alguma iremos recuar; a truculência é o motor de nossa indignação, de nossa força. Reconhecemos que este é um problema que compete não só a São Paulo, mas é generalizado em todo o Território Nacional.
Manifestamos por meio desta, total apoio a ação dos Estudantes da UNESP; cobrando da Instituição uma postura mais voltada para o dialogo, muito mais adequada a uma Universidade do que a ação
violenta com a qual esta tem se valido até então.

Coletivo Filosofia Pela Base

Nenhum comentário:

Postar um comentário